quarta-feira, 30 de maio de 2012

DÚVIDAS DA MODA



   Foto de Felix Wirth/Corbis
          
O Portal VestesBR preparou uma matéria super bacana sobre os mitos e verdades da moda.


Confira na integra as respostas que a a consultora de imagem Gabí F. Souzä, deu sobre as 25 questões-chave para que toda mulher se vista bem.






Sapatos


1 – Posso usar peep toe com meia-calça?
Sim. Hoje há meias super discretas com ponteiras invisíveis e até sem ponteiras. Para permanecer discreto, opte por um sapato sem brilhos, detalhes ou cores fortes. Se usado com meias escuras, aproxime o tom da meia com a do sapato, fica bem elegante.

2 – Posso usar sapato branco?
O sapato branco anda numa linha tênue entre o fashion e o ultrapassado. O branco chama atenção tanto quanto qualquer outra cor forte, por isso é preciso ter cuidado. Para se assegurar, opte por modelos da última moda como ankle boots e oxford com algum diferencial. Caso contrário, opte pelos tons off-White, café-com-leite e nude, são claros e muito mais discretos.

3 – A sapatilha é uma peça chave? Posso usá-la com qualquer look?
Sim! A sapatilha tornou-se uma peça tão básica quanto o scarpin. Há diversos modelos para todas as ocasiões, estilos e combinações. Existem também modelos mais elaborados para festas e casamentos.

4 – Como decido entre usar bota por dentro ou fora da calça?
Bota por dentro da calça só fica elegante se o tom do tecido for o mesmo que o da bota. Se usado de cor diferente, achata a silhueta fazendo a pessoa parecer baixinha. Nesse caso, é melhor optar por usá-la por fora.

Looks

5 – Como montar um look total preto?
O look total preto é muito bonito, mas fica pesado para qualquer pessoa. Assim, é bom usar acessórios mais coloridos como echarpes, lenços, colares de contas, bolsas e sapatos que darão um toque de cor. A maquiagem também não deve ser pesada com olhos pretos ou boca vermelha, opte por cores mais leves.

6 – É possível usar franjas em todos os tipos de looks e peças?
Há diversos modelos de roupas e acessórios com franjas: vestidos, saias, blusas, bolsas, colares e até sapatos. As mais sofisticadas são as bem fininhas feitas em material mais nobre. As de cowboy, feitas de couro, já estão ultrapassadas e viraram apenas fantasia de rodeio.
Por ser um detalhe que agrega volume a peça, para não ter erro, use-a nas partes mais estreitas do corpo. Exemplo: quem tem seios volumosos e quadris estreitos, deve optar por uma saia de franjas. Se os quadris forem largos e seios estreitos, deve-se optar pelo decote de franjas ou colar de franjas. Só é preciso ter cuidado com o exagero, o excesso de franjas pode transformar a mulher numa árvore “chorão”.

7 – Pergunta clássica: preto emagrece?
A cor escura realmente diminui o volume do corpo desde que seja lisa e opaca. Mas não podemos atribuir o efeito somente a cor. O bom caimento no corpo é o principal meio de emagrecer visualmente. Ao contrário do que se pensa, o preto não fica bem para muitas pessoas que empalidecem ou envelhecem quando usam cor.

Peças chave

8 – Preciso sempre combinar a bolsa com o cinto?
Não. A bolsa deve combinar com o todo seja pela cor, volume, tamanho, textura ou tecido.
Exemplo: Se estiver com um look de tecidos mais rígidos como sarja, lã ou veludo, opte por uma bolsa de tecido também rígido como o couro.

9 – E por falar em bolsa, ela precisa necessariamente combinar com o resto do look?
Sim. Caso contrário, desarmoniza todo o contexto.

10 – Todas as mulheres podem usar camisas bem modeladas?
Não é porque a camisa é impecavelmente bem modelada que servirá para qualquer silhueta. Nenhuma mulher tem o corpo igual! Duas mulheres que usam manequim 38 podem ter diferenças no tamanho nos seios, cintura, formato dos ombros e comprimento de braços. Ou seja, não são padronizadas. Uma boa peça pode até vestir bem a maioria das mulheres, mas não é regra para todas!

11 – É possível usar shorts sem ficar vulgar?
O shorts naturalmente pertence ao universo sensual. Se o modelo for justo demais marcando virilha, quadris e bumbum, passará de sensual à vulgar. Por isso, a melhor escolha são modelos ajustados e não colados ao corpo.
As mulheres que possuem coxas grossas, quadris largos e bumbum proeminente têm mais dificuldade com essa peça, pois ficam tão expostas que caem no universo da vulgaridade. Para não acontecer, devem optar pelo modelo boyfriend, que não marca o corpo e pode ser usado com meia grossa e botas.

12 – Qual é o modelo de calça jeans que cai bem a qualquer mulher?
O modelo tradicional, de cintura média e cós alto, é o que normalmente valoriza o corpo feminino. Mas, como disse anteriormente, não há padrão quando se trata de pessoas, cada um tem um biotipo e medidas únicas e exclusivas. O jeans ideal é aquele que fará a mulher sentir-se maravilhosa e impecável.

Como usar

13 – Existe comprimento ideal para uma saia?
Sim, de um a três dedos acima dos joelhos.

14 – Existe comprimento ideal para um casaco?
O sobretudo deve ocupar aproximadamente 2/4 do seu corpo, se contados do pescoço para baixo. Os casacos mais curtos devem ocupar 1/3. Mais ou menos que isso, a peça estará grande ou pequena para você.

15 – Usar calça legging com blusa mais curta é errado?
Não, desde que os quadris sejam estreitos e bumbum não volumoso. Caso contrário, o tecido marca demais a região e vulgariza combinação.

16 – No inverno, posso usar calça capri com uma bota de cano curto, por exemplo?
A calça capri não fica bem para a maioria das pessoas, pois achata e encurta as pernas, levando a pessoa parecer visualmente mais baixinha. Se a calça cai bem para o biótipo, não há problema algum usá-la.
Saiba como usar: Para não encurtar a silhueta, o tom da calça deve ser o mesmo da blusa. E a bota deve ter tom mais próximo ao da pele. Fica sensual e bem atual.

Cores

17 – É possível misturar estampas sem errar?
As estampas devem entrar em harmonia e não brigar entre elas. Para isso, não podem ser da mesma família. Por exemplo, misturar listrado em cima e em baixo causa uma espécie de ruído visual, pois parecerá que uma quer se sobressair à outra.
O tamanho e a cor também devem ser levados em consideração. Combinar sempre uma estampa maior com uma menor é o ideal. Assim, apenas uma delas fica em evidência. Também é assim com as cores, apenas uma delas deve ser mais forte, enquanto a outra deve ser neutra.

18 – As sobreposições estão na moda, mas, como não exagerar na hora de usá-las?
Procure escolher uma cor ou estampa dominante para o look não ficar pesado. Exemplo: Se as peças forem uma camiseta básica branca, um cardigã vermelho estampado em preto e uma jaqueta jeans escura, o look tem uma cor dominante: o vermelho. As outras duas são neutras: branco, preto e jeans escuro. Fazendo assim, a combinação fica harmoniosa e nada pesada.

19 – Como escolher a estampa de um vestido?
Primeiramente, escolha a estampa de acordo com seu estilo. Quem tem estilo romântico pode parecer fantasiado se estiver com uma peça mais agressiva. Depois, pelo tamanho. Mulheres de porte pequeno (mignon) devem optar por estampas pequenas/ médias. Mulheres de porte grande devem optar por estampas médias/ grandes, sempre de acordo com o tamanho do corpo.

20 – É verdade que as listras horizontais engordam?
Sim. Listras horizontais criam um fenômeno visual que alarga a silhueta. Para isso não acontecer, se a peça for uma blusa, por exemplo, use por cima das listas um casaco, cardigã ou blazer sem estampa e de cor escura para causar efeito contrário: afinar e alongar.

Acessórios

21 – É possível usar acessórios nas cores prata e dourado em um mesmo look?
Se for num mix da mesma peça, fica muito bacana, proporciona um ar despojado e bem atual. Se usados de forma distribuída em brincos, colares, pulseiras e cintos, é imprescindível que tenha harmonização de metais, ou seja, deve haver uma escolha: ou prata ou dourado no look todo.

22 – O que devo analisar para usar peças com estampas em poá (bolinhas)?
Se a peça em poá for a escolhida para estar em evidência, é preciso optar por cores mais neutras para compor o resto do look. Com relação ao tamanho da estampa, lembre-se da regra: estampa grande = pessoa grande, estampa pequena = pessoa pequena.

É cafona?

23 – Não posso amarrar o casaco na cintura de maneira alguma?
A mensagem que passa ao amarrar casacos e blusas na cintura é de desleixo, pouco caso, preguiça ou rebeldia. Se não for isso que deseja comunicar, melhor carregar o casaco ou blusa nos braços junto à bolsa, fica mais elegante!

24 – Meia-calça cor da pele é brega?
A meia-calça cor da pele foi inventada nos anos 1920 com intuito de imitar a pele nua. 
Conforme os anos foram passando, a tecnologia aperfeiçoou o material e fez com que a peça ficasse cada vez mais transparente e discreta, imitando a pele nua e corrigindo imperfeições como varizes, pêlos e manchas. Se usada com o propósito de discrição, com o tom da meia exatamente da cor da pele e realmente parecer que a perna está nua, vale muito a pena investir.

25 – Posso usar paetês durante o dia?
Durante o dia, opte por peças que tenham apenas detalhes em paetês. Deixe os modelos totalmente “paetezados” para noite."

Dicas ótima e valiosas na hora de montar o look e arrasar!


Foto de Mike Watson/moodboard/Corbis





Nenhum comentário:

Postar um comentário